A Guarda Mirim é um programa de Aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo profissional, que se apoia na Lei da Aprendizagem 10.097/2000. O projeto contribui para a formação de jovens que buscam novas leituras do mundo, assim sendo, podendo contribuir de forma positiva na sociedade.
Acreditamos que é responsabilidade compartilhada do Estado, da sociedade e família e dos próprios jovens fortalecer sua autoestima e sua condição de cidadãos por meio do trabalho. Assim, cuidamos do presente, preparando o futuro.
Gostaria de obter mais informações sobre este projeto? Entre em contato conosco!
A lei da aprendizagem permite que jovens de 14 à 24 anos sejam empregados como menores aprendizes em empresas de diversos segmentos. Nossa instituição trabalha em seu curso de formação com jovens com idade entre 15 e 18 anos que estejam devidamente matriculados no ensino regular.
Após ser aprovado no processo seletivo, os jovens passam por uma etapa de treinamento e aprendizado, participando de aulas e atividades nas dependências da ABSA. Somente após a formação no curso profissionalizante o jovem será encaminhado para entrevistas profissionais nas empresas parceiras.
As inscrições normalmente ocorrem duas vezes a cada ano, na ocasião em que a ABSA divulga o processo seletivo aqui no site, e também em outros veículos de comunicação local.
Os contratos de aprendizagem firmados entre a ABSA, o jovem e o parceiro que irá contratar os serviços são firmados por um prazo máximo de 13 meses. Após este período esperamos que o jovem possa ter sido encaminhado a uma área de atuação e que possa seguir sua vida profissional.
Durante o período do contrato do jovem Aprendiz, o mesmo estará cumprindo uma jornada de horas teóricas e praticas, onde nas horas teóricas será disponibilizado conteúdos tais como: Rotinas administrativas, atendimento ao publico, orientação educacional, contabilidade, informática, entre outras oficinas oferecida ao menor aprendiz.
Inicialmente o jovem deverá realizar sua inscrição para o processo seletivo, fornecendo os dados e documentos necessários. Posteriormente deverá realizar uma prova de conhecimentos gerais e aguardar o resultado da seleção.
A prova de conhecimentos gerais visa selecionar os jovens com maior pontuação ao ingressar no projeto Guarda Mirim. Condições socioeconômicas são utilizadas como critério de desempate caso ocorra.
Sim, a partir do momento em que o jovem é contratado por uma das empresas parceiras, o mesmo passa a receber uma remuneração mensal referente a sua jornada de trabalho.